sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DATAS COMEMORATIVAS-CONSCIÊNCIA NEGRA

Belo poema feito em literatura de Cordel pelo amigo "poeteiro" nas horas vagas que modernamente sintetiza tal consciência Antonilde Garrêto.
NEGRO (Dia da Consciência Negra) CORDEL
Sou substantivo masculino
Tenho classificação racial
Descendências Africanas
Com um rótulo social
O meu cabelo é crespo
Sou do bem e não do mal
Vim trazido lá de longe
Em um navio negreiro
Aqui fui feito escravo
Fui trocado por cruzeiro
Trabalhando em fazendas
E dormindo em palheiro

Tenho cotas Superiores
Para entrar na faculdade
Cotas para emprego público
Cotas para publicidade
Tenho cotas nas novelas
E Cotas na sociedade
Meus heróis estão todos mortos
Bob Marley, Marighella
Malcon X, Luther King
Charles Drew, Nelson Mandela
Zumbi dos Palmares, Luiz Gama
Heróis do gueto e da favela.
Hoje aqui eu me deparo
Numa crise existencial
Minha prisão é psicológica
Virei Multirracial
Com cicatrizes internas
E expressão facial
Autor: {Antonilde Garrêto} Poeta nas horas vagas!

Nenhum comentário: