quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Quem nunca ficou no vácuo,na hora da paz na missa?

Ontem fui à missa e como senti bem,leve e sobre tudo cristão atuante para como os propósitos da palavra.
Só que para mim chegar até lá tive que me recompor,pois já fazia um tempinho que não pisava na casa do Sr e havia dentro de mim uma certa apreensão interna e da qual gera expectativas do filho retornar à sua casa pela porta da frente;E como tinham pessoas para recepcionar a gente com aquele sorriso gracioso e receptividade calorosa que já me deixou leve e solto ao adentrar a igreja com o pé direito como fator de superstição mesmo agregado à minha fé.
Entrei devagarinho e toda aquela multidão sentada de consta para mim foi um alivio também,pois sente-me à vontade de procurar um lugar neutro e meio isolado para refletir e que no decorrer do tempo também ficou congestionado,pois o todos na redondeza do bairro resolveram ir àquela belíssima missa.Como foi dito anteriormente,entrei timidamente e meio receoso,pois já havia um bocadinho de tempo que não ia e por incrível que pareça não vi rachaduras na paredes ou abalo sísmicos no local e nem alvoroço dos outros irmãos ao me verem entrar e isso me deixou confiante e alegre,pois EU estava de volta ao rebanho e com o Padre lá no altar só observando toda essa movimentação e lá fui sentar no meu cantinho e meditar para essa noite de Missa Natalina.
E a missa iniciou e lá no meio dela tem a homilia(e cada religião tem a sua forma de pregar a palavra divididas em etapas),onde o pároco depois do evangelho filosofa sobre os temas para a assembléia e lá adiante no decorrer da pregação tem o momento da "PAZ",onde todos se cumprimentam sendo vc um estranho ou não criando uma intimidade fraterna e dai ninguém é de ninguém e as vezes vira uma divertida oportunidade para vc papear no pé do ouvido com gente que vc nunca viu na vida e tal.E foi numa desses momentos ontem que eu fiquei no vácuo,ao ir de encontro desejar a paz a uma jovem graciosa 2 filas depois da minha que fui ignorado involuntariamente devido ao excesso de gente;Já que ao chegar nela fui estender a minha mão e imaginando que a mesma fosse retribuir o "carinho" desviou de forma educada para outra mão do meu lado e que vinha logo atras de mim e nem percebi e nesse imbróglio perdi a chance de desejar-lhe a paz do senhor e literalmente fiquei no VÁCUO e disfarçadamente me recompus e dei-meia-volta-volver e pós aquele sorriso amarelo na cara e dei ré e apertei outras mãos na marra e sentei até acabar aquela situação e retomar a missa.
Pois foi quando aconteceu outra curiosidade tão comum por ai e que lá também acontece e eu pensando que isso era passado e até já usei dessa iniciativa quando participava dos movimentos sociais da igreja de Grupo de Jovens,que é a fila para receber o HÓSTIA(o corpo e o sangue de Cristo ali representado) e não é uma galerinha "furou" a fila na hora de receber e só vi um deles e de uma hora para outra entrou uns 10 na minha frente e dia fiquei ali parado sem reclamar e pensando que na minha época eu fazia semelhante,mas não com a cara de pau de hoje dessa rapaziada e justamente na missa que festeja o Nascimento do Menino Jesus?
Deixa eu ir novamente e nem sei quando que vou denuncia-los,assim como se alguém não me der a mão na hora da paz me ignorar,vou reclamar no Procon-Ma ou então prestar queixa lá na Igreja da Sé com Dom Belisário,já que ele é o "chefe" na hierarquia e como emissários de Deus aqui na terra divulgando a Boa Nova ,ou seja:PAPA, CARDEIAIS,  ARCEBISPOS,DOM'S, PADRES  e claro nós,que mantemos a igreja de pé na sua condição de fiel para com a palavra.Mas que essas atitudes tem que acabar,isso tem para evitar vexames e também fora no momento de uma paquera com a irmã de fé!
Ainda mais agora que o Papa Francisco assinou

Carta Circular que instrui o “fim do abraço da paz” na missa.

Portanto o momento da paz é simples: de maneira discreta e profunda, deseje a PAZ DE CRISTO a pessoa que está do lado esquerdo e direito. Feito isso, segue o rito. Não fiquemos acenando para a aquele amigo que está do outro lado da igreja.
O fim está próximo irmãos!

Nenhum comentário: